LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL: A NOTÁVEL ABRANGÊNCIA E OS NOVOS DESAFIOS
O ano de 2024 será de novos desafios para a LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL. Após um 2023 de muitos avanços, a instituição segue se estruturando para acompanhar o desenvolvimento e já prevê outra grande temporada. E vem com novidades para seus filiados e novos integrantes.
A primeira delas será a realização do Fórum Estadual de Handebol, a ser realizado nos dias 2 e 3 de março próximos em Balneário Camboriú. A inédita promoção visa reunir os representantes das equipes filiadas para apresentação das atividades desenvolvidas, prestação das contas do exercício 2023, exposição dos programas para 2024, ampliação de conhecimentos e contatos profissionais além de fortalecer os relacionamentos entre os participantes.
Após o Fórum, a LIGA concentrará suas atenções na organização das suas competições, objeto principal de existência da entidade. Os campeonatos da LIGA vêm se destacando pelo formato de cada torneio. São eventos que, em uma mesma competição, atendem aos participantes em seus objetivos, que transitam entre as 4 dimensões do Esporte, propostas por Lei: o Esporte Educacional, Esporte Participação, Esporte de Formação, e o Esporte de Rendimento.
A vertente do Esporte Educacional na LIGA manifesta-se, principalmente, nas categorias de base. Há equipes oriundas de escolas, que têm como objetivo possibilitar a participação e envolvimento dos “alunos/atletas” nos torneios, focadas mais em aspectos educacionais, sem priorizar a competitividade. Com isso, além da oportunidade de experiências esportivas e sociais indiscutíveis, essas equipes cumprem com a finalidade do desenvolvimento integral dos seus alunos/atletas e a formação para o exercício da cidadania, características do Esporte Educacional.
As competições da LIGA também apresentam relações com as perspectivas do Esporte Participação, em especial nas categorias maiores. Considerando que os padrões deste segmento apresentam conexões com o lazer, pois ocorre de forma voluntária e no tempo livre dos envolvidos, o atleta de handebol, ao ingressar em uma equipe para competir de forma amadora e prazerosa (características de muitas equipes participantes da LIGA), irá enfrentar adversários envolvidos com os mesmos propósitos, contribuindo para a socialização e melhoria da qualidade de vida dos atletas, aspectos que são referências neste segmento esportivo.
Entre as diversas entidades integrantes da LIGA SC, destacam-se também o grupo de equipes constituídas com fins específicos de participação em competições de handebol, representando um clube, uma associação ou um órgão esportivo municipal. Neste cenário desponta o Esporte de Formação, que se caracteriza nos projetos de iniciação esportiva, onde os atletas adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades específicas para aperfeiçoar suas capacidades técnicas e táticas da modalidade. Têm finalidades esportivas, sem excluir os objetivos recreativos.
Por fim, a LIGA SC reúne ainda as entidades envolvidas em desenvolver, com mais ênfase, o Esporte de Rendimento. São as organizações esportivas que se concentram na busca por resultados. Para isso exigem dos seus atletas um grau de dedicação mais elevado para a entrega de um nível de excelência na performance. Disputam, além da LIGA SC, outras competições oficiais como da FESPORTE, Federação e Confederação da modalidade e almejam sempre classificações importantes.
Estas considerações são as que impulsionam a LIGA SC para o sucesso e assim será novamente a estrutura funcional da LIGA SC DE HANDEBOL 2024: Nas categorias que forem compostas por 15/16 equipes, haverá uma fase inicial, classificatória, com as equipes divididas em grupos, de forma regional. No decorrer da competição, conforme os resultados e pontuações, as equipes serão direcionadas para diferentes disputas na Etapa Final: A LIGA SC ESTADUAL, com previsão de reunir as 5 melhores equipes da fase inicial, a EXTRALIGA, também com previsão de reunir as 5 equipes de melhor pontuação no meio da tabela e a COPA DA LIGA, que será disputada por outras 5 ou 6 equipes que tiverem pontuação moderada.
Para 2024 a LIGA irá propor outra novidade: nas competições compostas com 19 equipes ou mais, (normalmente cadete e infantil) será criada a “TAÇA DAS EQUIPES EMERGENTES DA LIGA SC”, um novo torneio destinado para as equipes posicionadas no final da tabela. Ou seja, mesmo com baixo desempenho, em termos de pontuação, haverá um evento final estadual, que reunirá as equipes emergentes. Com isso, as equipes de menor estrutura e menor rendimento, poderão, também, ter um torneio final onde irão competir de igual para igual com seus oponentes. A confirmação nesta competição será opcional e a mesma só ocorrerá se tiver um mínimo de 4 equipes e terá no máximo 6 equipes.
Diante dos desafios emocionantes que aguardam a LIGA SANTA CATARINA DE HANDEBOL em 2024, é evidente que a instituição está comprometida em manter a trajetória de sucesso alcançada nos últimos anos. O Fórum será um marco na promoção da união entre as equipes filiadas. Os campeonatos seguirão se destacando pelos formatos inovadores e, o compromisso com as diferentes dimensões do esporte refletirá a diversidade e a abrangência da LIGA SC. A introdução da TAÇA DAS EQUIPES EMERGENTES, demonstra o compromisso da LIGA em proporcionar oportunidades a todas as equipes, independente de desempenhos anteriores. Com estas iniciativas, a LIGA SC DE HANDEBOL está solidamente posicionada para enfrentar os desafios de 2024, reforçando seu papel vital no cenário esportivo do Estado.