LIGA RS CADETE OCORREU EM SEVERIANO DE ALMEIDA
Nos dias 29 e 30 de setembro de 2024, Severiano de Almeida. município localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, foi o palco da Liga RS Cadete, reunindo equipes masculinas e femininas em uma competição que foi bastante acirrada. No masculino, participaram as equipes de Severiano de Almeida, Mariano Moro, ARE Rosário do Sul e a convidada Luzerna/SC. No feminino, as equipes foram Severiano de Almeida, Mariano Moro, ARE Rosário do Sul e CHCC Capão da Canoa.
As partidas da fase classificatória foram disputadas em formato quadrangular, onde as duas melhores de cada naipe avançaram para as finais, enquanto as demais brigaram pelo terceiro lugar. A classificação final apontou Luzerna como a campeã no masculino, seguido por ARE Rosário do Sul, Severiano de Almeida e Mariano Moro. No feminino, CHCC Capão da Canoa (foto da matéria) conquistou o título, com ARE Rosário do Sul em segundo, Severiano de Almeida em terceiro e Mariano Moro na quarta posição.
Equipes de Luzerna, ARE e Severiano de Almeida
O evento atraiu um bom público ao ginásio local, que pôde apreciar jogos bastante competitivos, de bom nível, e alguns confrontos de muito equilibrio. A competição reafirma o potencial do handebol amador do estado e o comprometimento das equipes em busca de aprimoramento esportivo.
A LIGA RS tem se destacado no cenário do handebol Gaúcho através de suas competições, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento das equipes amadoras (aquelas com estruturas modestas e recursos financeiros obtidos através de campanhas dos atletas e dirigentes). Com uma organização bem planejada e execução sistematizada dos eventos, a Liga tem oferecido, com parceria das equipes sedes, uma excelente estrutura de alojamentos e alimentação, tudo a custos adequados à realidade das equipes. Essa abordagem não apenas viabiliza a prática competitiva da modalidade, mas também fortalece o comprometimento e a união entre os atletas.
Na presente temporada até o momento, a LIGA RS vem abrangendo equipes das regiões oeste (Itaqui, Uruguaiana e Rosário do Sul), sul (Bagé, Rio Grande e Pelotas), centro (Santa Maria e Santa Cruz do Sul), noroeste (Mariano Moro e Severiano de Almeida) e Litoral (Capão da Canoa).Essa descentralização dos participantes vem consolidando um ambiente propício para o crescimento do handebol em todas as regiões do Estado.